Primeiramente, não estou conseguindo postar fotos, só consegui duas...então quando voltar de Kampala do ano novo edito este post com as fotos e se conseguir, com o video!!! Fiz um album no picasa com algumas fotos, elas estão um pouco misturadas mas são praticamente da Babies Home, Vila de Bandali e Kibuye, Natal, Bunguee Jumping, etc... segue o link!
https://picasaweb.google.com/102343473687734629487/JinjaEVilaDeBandaliEKibuye?authkey=Gv1sRgCMGS9-z2_d6dmQE
Como passaram seu Natal? O meu aqui foi muito divertido, passei em Jinja junto ao pessoal da casa e aos amigos que moram em Kampala e vieram passar conosco, foi muito divertido! Como a Julinha me escreveu em uma mensagem que lembrou de mim com essa música, e eu também lembrei dela muitas vezes e fiquei cantando por aqui, criei este postagem de Natal com uma frase da minha música natalina predileta, em homengagem à Druzinha e a todos meus amigos!
Na noite da ceia, a Hanissah e a Adina, meninas da Cingapura, uns amores e suuuuuuuuper divertidas e engraçadas, fizeram uma janta pra nós com comida típica de lá. O pessoal que mora na casa e mais os amigos que fiz em Kampala nos primeiros dias que cheguei na Uganda, vieram para cá apra passar conosco! Jantamos, rimos, trocamos presentes sorteados na hora, e depois fomos para uma baladinha hip hop que tem aqui. Não costumo sair no Natal, sempre fico com minha familia, mas foi muito legal passar com essa nova família de amigos tão queridos que aqui estou fazendo- é praticamente a ONU reunida: Cingapura, Japão, China, Austrália, Brasil, Kenya, Uganda, Holanda...Acho que não esqueci nenhum, hehehe!
Mas aaaaaantes da janta, cedinho de manhã no dia 24, na véspera, fizemos rafting no Nilo! Jinja é o local onde se situa a nascente desse majestoso senhor da águas, que inicia sua jornada na Uganda e termina no Egito...Foi demais, não conseguia parar de rir, de sorrir, estava tão feliz pela oportunidade! Passamos por oito rapids, corredeiras? Não sei direito o nome em português, mas caimos váárias vezes do bote, a primeira queda mesmo fiquei um bom tempo embaixo da água e fui levada pela correnteza, o caiaque de suporte foi me buscar e fui agarrada nele um bom tempo, foi muito legal, hahaha! Me diverti horrores e levei um torrão do sol- Rayray, você que falou que eu estou extremamente vermelha, sim, é verdade: os remédios anti-malária deixam a pele extremamente sensível ao sol, ainda mais a minha, então estou queimando triplamente aqui, mesmo com bloqueador solar!
Foto da foto- Primeira queda no Rafting- Anas e sua cara de desespero.
Voltamos para casa, preparei brigadeiro para as crianças da Babies Home, porque iríamos fazer uma festinha no domingo, e depois preparamos toda a janta aqui em casa...
No domingo fomos para a Babies Home, as crianças receberam uma mensagem Cristã das Caregivers sobre o Natal, seu significado e depois foram tomar banho de piscina na cidade, enquanto nós arrumávamos a festinha surpresa de Natal para elas. Decorei com os balões que trouxe, levamos nossa árvore de Natal, botamos os presentes embaixo da árvore que compramos para as crianças, e esperamos elas chegarem! Elas simplismente adoraram, brincamos muito com elas, dançamos, sorrimos, brincamos... elas amaram o brigadeiro!!! Depois descansamos um pouco, pois a noite foi longa!
Como não fizemos o bunguee jumping no sábado, pois começou a chover, deixamos para fazer segunda: eu, a Bree, da Austrália, e a Jeidi, da China, fomos hoje de manha lá. Está um lindo dia de sol, e nós estávamos super anciosas pra saltar!!!
A Jeidi foi primeiro, depois a Bree e fiquei por último. Foi incrível, eu adoreeeeeeeei sensação de liberdade indescritível! Demorei um pouquinho pra saltar- ok, uns 5 minutos que pareceram uma eternidade-, porque na hora que estava ali com o pezinho na beira da plataforma tremi na base, mas MAN, I DID IT! hahahaha!
O que eu estava tentando fazer? Meditar na plataforma a 44 metros de altura? hahahahahaha não acredito ainda, talvez seja porque o Tony, um amor de pessoa, que controlava os saltos, ficava dizendo pra mim respirar fundo, concentrar na respiração, olhar pra colina, NÃO PRA BAIXO, e dai lembrei da minha professora de yoga... bom, deu certo! Saltei! E EU VOU SALTAR DE NOVO! VIVAAA!
Não consegui postar o video aqui... A minha internet não é das melhores e o arquivo é grande...Vou tentar outra hora novamente ok!!!
Na segunda tivemos aniversário do Jackson aqui em casa e tivemos uma festinha leve com uma janta estilo ugandesa deliciosa e muita brincadeira em amigos. Brinquei de Twister pela primeira vez com a galera, ri muito, o pessoal é muito divertido, principalmente os da Cingapura, estou fazendo bons amigos por aqui.
Na terça-feira fomos à vila de Bandali e Kibuye novamente, para dar algumas aulas antes do ano novo. Desta vez não trabalhei pois não tive tempo, as mulheres chegaram muito tarde- aqui na Uganda é assim, você fala um horário e na maioria das vezes as pessoas chegam uma ou duas horas depois- então apenas a Hanissah e a Adina ensinaram um pouco de inglês para elas. Semana que vem, depois do ano novo, vou começar a abordar aspectos de contágio de HIV, como prevenir, e também cuidados básicos com higiene. Também demos uma volta com o Albert, que é local da vila, e ele nos levou para conhecer uns amigos que estavam tomando uma bebida típica- eles tinham uns canudos de plástico gigantes e todos tomavam em um galão juntos. Experimentei e tinha um gosto estranho, lembrava cerveja. O pessoal adorou nos receber, todos são muito simpáticos, principalmente as crianças.
Na quarta cedinho de manhã, eu, Albert e o Can fomos correr antes do sol nascer- eu de vestidão, pois na vila ãs mulheres não usam calças, e tenis, foi um tanto esquisito- e foi maravilhoso sentir a brisa da manhã e ver a bola de fogo nos brindar com sua luz no horizonte. Chegamos até o Nilo, e pedimos para um dos pescadores nos levar para dar uma volta em um dos barcos, visto que seria o último dia do Can na vila. Sem nenhuma norma de segurança (colete salva-vidas), como minha mãe diz, embarcamos no senhor das águas- foi incrível! Até paramos para tentar pescar um peixinho. É simplismente lindo, guardarei este momento para sempre...
Estou muito feliz! Agradeço por toda energia positiva que recebi e recebo de todos os amigos e familia, tudo está dando certo e estou tendo incríveis momentos por aqui...Hoje irei para Kampala passar o ano novo.
E aproveito, neste fim de ano, para desejar muito amor e alegria em suas vidas, que seu ano novo seja iluminado, com muita força e perseverança para continuar a seguir nosso caminho e não desistir de nossos sonhos, pois vale a pena sonhar, e mais ainda realizar... E lembrar da humildade, do olhar ao próximo, e que podemos sim ser pessoas melhores a cada dia de nossas vidas...
Peço também neste momento fraterno natalino e fim de ano harmonioso, pelo sorriso do oprimido, pelo cuidado ante a indiferença, pelos que sofrem, pelos animais que perdem seus habitats perante à ganância humana todos os dias, fadados à extinção...enfim, peço pela vida, em sua magnitude, que é tão preciosa, única, e seu sentido ainda está por seu compreendido por nós.
Beijo grande nos corações, FELIZ ANO NOVO!!!!
hahahahaha tua cara na foto do rafting ta impecável!
ResponderExcluirNossa Anas, que viagem!! Seu blog está uma delícia de ler, lembra os nossos relatos de campo e de congressos...acho que um dia vc vai poder escrever um livro sobre sua vida, e os relatos (e o blog) vão ajudar a lembar os detalhes... Beijos da Ray-ray
ResponderExcluirAnassssssssssss! Agora to conseguindo comentar aqui!!! hahahha, logada pelo nosso blog das selvagens, mas enfim..
ResponderExcluirAmeiiii teres lembrado de miiiiiiim, ooooooooooooohhhh (duas mãos formando coração). Então é natal, o ano termina e começa outra veeeeeeeeezzz. Demais!
Bungee jump?????? DOIDAAAA! hahahahahaha. Que bom que tais aproveitando tudo aih! E a tua cara na foto do rafting ta DEMAIS! auhauhauhauhauahuah.
E outra coisa, CORTASSE O CABELO??? E mudou o oculos!! Ta toda diferente! Gostei do novo visual =)
Beijões saudososs da DRÚ!