Estou em Jinja e pra começar bem, queria dizer que estou muito feliz aqui! Está tudo certo, a cidade é bem tranquila e calma, sem muito trânsito, tem bastantes árvores, muitas aves, umas parecem uns dinossauros- ainda não tirei uma foto legal, logo posto- as pessoas são amigáveis, estou realmente vivendo lindos momentos!
Gosto muito de conversar com as pessoas e saber sua história, afinal elas tem muito para contar.
Na sexta-feira, ficamos sem luz novamente, isso acontece praticamente todos os dias, então sentei na mesa da sala e, a luz de velas, fiquei sabendo um pouco da história da Hellen, uma menina do sul da Uganda...Estávamos conversando um pouco sobre o grande número de tribos que temos aqui no país, da rica diversidade cultural, e ela falou que vem de uma tribo do sul, que faz fronteira com Rwanda. Sua tribo foi fundada pelos seus avós, quando os mesmos estavam fugindo do genocídio prestes a acontecer em Ruanda- O problema começou na década de 60, após a desconolonização belga, gerando ódio entre as duas etnias lá existentes, os hutus e tutsis-, e assim muitos tutsis se refugiaram no sul da Uganda. Não lembro ao certo o nome da tribo agora, vou começar a anotar todas essa histórias, pois são tão interessantes...
Ontem fui à Babies home novamente e enquanto as crianças almoçavam fiquei conversando com algumas senhoras que lá trabalham, e elas muito simpáticas começaram a me mostrar em um mapa de onde elas vinham, a Beatrice contou-me que vem de um distrito do norte- Uganda tem inúmeros distritos, e Jinja fica no leste-perto de algum dos locais onde o Lord Resistance Army, uma guerrilha que assolou a fronteira norte do país atua, mas hoje está mais deslocada para o Sudão Sul e República Democrática do Congo. Perguntei a ela sobre a questão da fome na Uganda, se existem sérios problemas como a Somália, e ela me contou que em algums distritos são assolados pela fome no nordeste, devido ao clima seco, ao solo ruim, mas em geral a Uganda não tem grandes problemas em relação à fome como Somália ou Etiópia.
Hoje dei umas voltas por Jinja e tirei algumas fotos:
Uma das ruas principais de Jinja
Boda-bodas em jinja
Tem mini mercadinhos em todo o lugar por aqui, muitas frutas, legumes, verduras...
Comprei algumas verduras e conversei um pouco com Latifah, que está segurando o bebe, adoro como as mulheres de vestem aqui!
Omar, mocinho que me trouxe de boda boda para casa.
Casa que vivem os voluntarios e pessoas que trabalham aqui em Jinja, ela é ótima, o jardim é lindo e temos cachorros bebes, viva!
Mercado em Jinja
Perus esperando o Natal, tadinhos...Nessa hora estava tocando Jingle Bells em algum lugar, eu pedi permissão pro dono dos perus para tirar a foto.
De tarde, sai com Angela, administradora da ong Arise and Shine e Jackson, menino que nasceu na vila de Kibuye, que tb trabalha na ong, irmão da Sharon, a diretora (em outro posto comento melhor da Arise and Shine) para comprar as primeiras coisas necessárias para a Babies Home com o montante que arrecadei antes de sair do Brasil...Amanhã vou terminar as compras, amigos, venho aqui novamente agradecer de CORAÇÃO...Fomos levar no final do dia na babies home o que eu, Angela e Jackson e quando chegamos com as compras, as crianças vieram correndo,dizendo "THANK YOU AUNT ANA, THANK YOU"! muitas mal falam inglês, apenas Luganda...Todas ajudavam Angela a tirar as coisas do pacote com tanta alegria e felicidade, e elas viravam pra mim sorrindo muito e não paravam de agradecer...E eram utensilios de limpeza, sabonetes, toalhas, roupas, nem cheguei a comprar ainda os brinquedos de natal...E elas estavam tão felizes! Não aguentei, abraçei o Jackson e chorei muito! Eu estava sem minha máquina, mas amanhã, quando levar o resto dos mantimentos, vou registrar os momentos e postar aqui para vocês ok?
Devemos agradecer todos os dias pelo TUDO que temos, e pela vida maravilhosa, abençoada e digna que seguimos todos os dias! Na verdade são mantimentos de necessidades básicas das crianças, o amor, carinho e educação que elas necessitam, afinal, educação é o caminho para a vida hoje- teremos que batalhar muito para que elas consigam chegar a frequentar a escola...Esperamos que muitas sejam adotadas em familias que lhes dêem muito amor, carinho e condições de ter as chaves do conhecimento.
Minha missão aqui, como meu amigo Lelo me escreveu esses dias, levar esperança, alegria e amor e trazer muito conhecimento....
Obrigada novamente a todos que contribuiram, estarei indo para a vila amanha, sem eletricidade, sem agua corrente, sem confortos, então votlo a responder na quinta sobre as doações ok?
Hoje senti o verdadeiro significado da palavra que entitula este blog....GRATIDÃO.
Beijos nos corações, e tenham uma linda, harmoniosa e feliz semana natalina...fiquem em paz meus queridos!
Muito orgulho de ti Anas...
ResponderExcluire no fim...
é a gente que aprende né!
beijão e bom natal pra ti!
Anaaas que orgulho de ti querida !! Você tem muito carinho, amor e esperança pra oferecer a essas crianças !!
ResponderExcluirVou estar sempre aqui acompanhando tuas aventuras
Beijãoooo
Feliz Natal
Anas, que coisa linda...que saudade dessa vida simples e recompensadora. A África nos ensina lições pra vida toda. Boas energias e muito sucesso pra ti!
ResponderExcluirQue vibe intensa Anas! To curtindo mto as tuas aventuras! E vai anotando todas essas hitorias mesmo, isso ainda vai virar um livro hehe bjos no coraçao!
ResponderExcluirAnasss, estou encantada!!
ResponderExcluirBeijão no coração!
Thank you aunt Ana!!! =P
ResponderExcluirSério, que orgulho de ti! Confeço que to quase chorando aqui, e fico muito feliz por estares em um lugar tão lindo, com pessoas maravilhosas! Eu to indo final de janeiro para a Colombia! E tenho certeza que vou passar por experiencia incriveis também!
ResponderExcluirSe cuida Muzungo! Estarei acompanhando o blog sempre!