sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Um pouco mais de Kampala e Jinja

Oi galera! Já estou recuperada, quase 100%, depois de um dia de molho em casa...pra quem me conhece não consigo ficar muito tempo parada, então foi realmente difícil ficar em casa sem fazer praticamente nada ontem, mas consegui recuperar bem.

Fiquei de comentar um pouco mais sobre Kampala, cidade onde passei os primeiros dias. É a capital da Uganda, pérola da África, e tem cerca de u m milhão e meio de habitantes. Aqui na Uganda, como em outros países africanos, o transporte público se dá por Matatus, que são pequenas vans, nas quais tive a oportunidade de andar para me deslocar da favela de Banda para o centro. Vi um dos maiores estacionamentos de matatus, realmente impressionante.



Além dos Matatus também tem os Boda-Bodas, que são motocicletas que levam até três pessoas. Em Kampala sem chance de andar, o trânsito é estremamente periogo, sinaleiro é só para enfeite aqui e a maior entrada de pacientes no hospital é devido ao uso de bodas- eles não tem capacete, pouquíssimos disponibilizam-então deixei para andar de boda apenas em jinja.


Aqui na Uganda, um país considerado pobre (não de amizade, cultura e coração!)  as pessoas vivem basicamente da agricultura. É possível ver mulheres carregando cachos de banana na cabeça por todos os lados, inclusive achamos vários mercados que vendem muitas bananas em todo canto, e é bem barato. Vou poder manter minhas bananas amassadas de café da manhã aqui, vivaaaa!

Não comentei com calma no outro post mas as pessoas me chamam de " Muzungo" aqui, que significa "branco" em swahilli, dialeto usado no leste africano, principalmente no Quênia. As crianças, principalmente, vivem dizendo "Hi Muzungo, Bye Muzungo!", e muitas vem correndo para abraçar, dar a mãozinha, são adoráveis, estou realmente tendo ótimos momentos aqui.


                                                         Crianças perto de Banda


Criança FOFA que veio correndo atrás de mim dizendo que eu era amiga dela aaaaah florzinha, você é sim minha amiga!

As próximas fotos são do grupo de dança que conheci nos jardins da universidade, todos são universitários e fazem apresentações regularmente. São da tribo baganda, que é mais da Uganda central, da área de Kampala, aqui em Jinja já são outras tribos, com outros tipos de dança. Essas imagens vão especialmente para o grupo Abayomi da Ufsc!


Bom amigos, para responder algumas perguntas frequentes, estou super bem, me alimentando bem, a comida é ótima, durmo com mosquiteiro, fiz uma super cabaninha pra mim com ele haha, nas casas aqui não temos água quente, mas somos privilegiados por ter água...A luz cai várias vezes durante o dia, mas novamente, temos que agradecer por te rluz por aqui... Estou fazendo muitos amigos, locais e internacionais, e hoje fui pela primeira vez na Babies Home da Arise and Shine. As crianças são uns amores mas super elétricas, brinquei com elas por horas, elas querem subir no colo, carregava 3 ao mesmo tempo algumas vezes, e bom, elas adoraram meu cabelo amarelo, voltei cheia de trancinhas... Não tirei nenhuma foto hoje, então no final de semana ou semana que vem faço mais post´s com imagens.

Grande beijo de uma Muzungo brasileira no coração da África!

16 comentários:

  1. não consigo parar de sorrir, ao ler isso e ver as fotos!

    não consigo parar de sorrir!

    ResponderExcluir
  2. Meu deus Anas!Que massa! To adorando tuas experiencias, lindas as fotos e a dança!!! Valeuzão flor, continua nos mantendo informados, imaginei todo o cenário por alguns segundos, me senti ai junto contigo!!

    ResponderExcluir
  3. que coisa amada Anas!
    e continue nos informando!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Anas...já fiquei meio maluco aqui com os tambores....está ótima sua descrição...
    Os africanos trazem na sua cultura um ancestral comum...geralmente um grande guerreiro...é assim que seguem seus descendentes, pelas histórias do passado...diferente de nossos sobrenomes e dos indígenas pelo tronco-linguístico...
    Aproveite muito e traga ao nosso grupo o olhar privilegiado de quem vivencia a cultura de África.
    Bjos minina..
    Márcio.

    ResponderExcluir
  5. Linda!! imaginei as crianças fazendo as trancinhas, haha!! que amores!! Hoje fizemos uma apresentação de capoeira em um evento de natal pras crianças aqui na carvoeira, um deles pulou no colo da Mari, como eles são carinhosos, pensamos... quando fomos embora eles gritaram: obrigada capoeira!! haha, lindos, e esse carinho se torna o nosso motorzinho... :) muito feliz com suas experiências, Anas!! beijo e até o próximo post!

    ResponderExcluir
  6. lindo lugar, linda atitude! parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Aninhas, amei esse teu blog! Continua postando cada detalhe dessa tua incrível experiência, não só para sabermos como você está, mas para de certa forma "vivenciarmos" também cada momento com você! Já falei que tenho muito orgulho de ser tua amiga nao só pela tua força e determinação (esse é apenas um dos tantos sonhos que você vai realizar) mas pelo teu incrível coração. TE AMO! Beijo Dê

    ResponderExcluir
  8. Linda Ma, estamos sorrindo juntas! beijo grande flor, estarei em espirito em seu casamento, sorrindo muito tb!

    ResponderExcluir
  9. Camilinha, vc esta aqui comigo flor!!! vou tentar postar uns videos também, como o Edu falou!! a experiencia e linda, unica, incrivel, vc iria adorar! mil beijos!

    ResponderExcluir
  10. Marcio, com certeza será um momento de muito aprendizado, levarei todo esse conhecimento ao grupo com certeza...obrigada pela força! tudo aqui arrepia, a musica,a vibração, a força do povo, é demais, vc iria adorar! beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. yaaam eu imaginoo deve ter sido lindo! queria estar ai! lindo lndo, parabéns, obrigada por ter ido la, eles devem ter adorado..vamos bolar um projeto social com capoeira ano que vem? beijo grande flor, te amo amiga, saudades!

    ResponderExcluir
  12. mt obriagada jackson, obrigada por acompanhar!!! m abraço!

    ResponderExcluir
  13. De, minha grande amiga, mt obrigada, obrigada pela amizade, carinho e força, sou MUITO feliz por ter amigos sinceros ao meu lado...amo vocÊ, vivemos tanto juntas, e ainda temos a vida inteira...nessa mais nova conquista e aprendizado vc tb me acompanha flor! te amo!

    ResponderExcluir
  14. Olha só! Já achou até a dança daí!!
    Conseguiu dançar um pouquinho?
    Depois vai ter que ensinar a gente... heheheh
    Beijinho, flor!
    Muito linda tua viagem!

    ResponderExcluir